terça-feira, 6 de julho de 2010

Por que eu criei esse blogue?

Eu gosto de ler mais do que de escrever. Uso a escrita pra bancar o inteligente, nada mais. Minha oratória é um lixo: invariavelmente gaguejo e cuspo nas pessoas, mesmo as mais íntimas. A minha dicção é péssima, às vezes não abro a boca pra falar. Como me tornei professor? Às vezes fico na duvida se os alunos entendem o que falo, às vezes tenho certeza de que não entendem. Quando estou de mau humor – o que pode ser tão constante quanto ocasional – falo pra dentro, como se quisesse esconder do mundo a minha voz, pura pirraça. Esse blogue vai me ajudar a parecer inteligente, bem articulado. Tipo: “Amigo novo, não fale comigo, leia meu blogue”.

Na verdade, não é só isso. Meu irmão queria que eu fizesse um. Acho que era pra me comunicar com meus alunos, criar uma ferramenta interessante de trabalho pedagógico. Ele me convenceu. Prometo fazê-lo, mas antes preciso de um blogue egoísta, que fale de mim, ou pelo menos que pareça falar de mim. Os alunos podem esperar, aliás, eles não estão esperando por nada mesmo. Esse blogue é uma influência do meu irmão. Tipo: “Bruno, se espelhe no seu irmão que serás um cara legal”.

Mas também não é só. Estou de férias, o que parece ótimo, mas me transforma num vegetal insônico. Blogue é passatempo também. Tipo: “Vou falar umas bobagens pra três ou quatro amigos inúteis, só pra me distrair”.

Por fim, tem outro motivo. Esse blogue tem a ver com a (re)construção de uma identidade. Quem me conhece mais ou menos, como quase todos que me conhecem, sabe que não falo de mim. Não é por timidez, é porque não sei falar mesmo. Então vou tentar escrever. Se não der certo, tento um psiquiatra. Recebi boas indicações de um amigo, que diz que a sua relação com o terapeuta é a mais duradoura de todas as suas relações pessoais. Achei engraçado. Mas por enquanto vou tentar um blogue mesmo. Tipo: “Dr. Blogue – Terapeuta do autoconhecimento”.

Chega. Me disseram que um blogue deve ter textos curtos.

4 comentários:

  1. Pois é sr. Joaquim, acabo de ler seu post e pode me considerar um de seus quatro amigos inúteis. rs (btw: gostei dos textos)AndreZZA

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu blog. Inicie sempre coisas que te façam feliz. Que acrescentem...e conviva com pessoas assim também. Lembre-se que viver é um aprendizado. Sabendo disso, vai levá-la bem mais leve.
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  3. espero nunca te ver de raider. (ou rayder)

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog!!!
    Somos a soma,subtração, divisão e multiplicação de momentos bem vividos....
    Subtraia o que não te faz feliz, acrescente alegria no viver, multiplique tudo isso e divida com pessoas que te rodeiam.
    Te Amo muito

    ResponderExcluir